Caminhe Com Cris do Morro

Brasil, 2013, fullHD
curta-metragem, documentário, 3 minutos
direção: Cristiano Abud e Lucas Gontijo

SINOPSE

Cris do Morro é um guerreiro. Lutou contra as adversidades da vida na favela, da violência e da pobreza. Nunca desistiu. Sua salvação nos momentos de desespero foi a música. Sua batalha foi árdua. Mas, não batalhou só para si, conquistou espaço para jovens talentos, moradores de morros e da periferia de Belo Horizonte. O projeto Vozes do Morro hoje é reconhecido internacionalmente e o Morro do Papagaio, onde mora, tornou-se uma comunidade mais pacífica.

Dirigido por Cristiano Abud e Lucas Gontijo, Caminhe com Cris do Morro é um filme inovador – pela primeira vez a favela e seus moradores são protagonistas em uma peça publicitária. O curta utiliza a linguagem documental para mostrar de forma crua, sincera e verdadeira a história do protagonista. A locução foi editada com trechos selecionados de uma entrevista gravada sem ensaios e a música original foi criada momentos antes das gravações pelos músicos Dokttor Bhu, Johnny Herno, Rafael Nascimento, Shabê e Tom Nascimento.

THE WALKERS – O PROJETO

The Walkers é um projeto da Johnnie Walker, que escolheu seis curtas sobre histórias inspiradoras do progresso do Brasil e dos Brasileiros, com o espírito “Keep Walking”. Organizado pela agência de publicidade colaborativa (crowdsourcing) Youcreate, o projeto contou com a participação de produtoras independentes de todo o Brasil. O júri de escolha do projeto foi composto pelo cineasta Fernando Meirelles, o presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, o presidente da Neogama/BBH, Alexandre Gama, e a diretora de marketing da Diageo, Tânia César.


OS DIRETORES

Cristiano Abud

FotoAbud_Camara

Cristiano Abud é sócio da Abuzza Filmes desde a criação da empresa, em 2006. Com grande experiência em cinema e televisão, dirigiu e roteirizou quatro curtas e dois longas. Produziu curtas premiados como Os Filmes que Não Fiz e as duas temporadas da série Genial!! para o Canal Brasil. Em 2008, recebeu o prêmio Lente de Cristal de melhor roteiro por 5 Frações de Uma Quase História no 12th Brazilian Film Festival de Miami. Atualmente, finaliza seu terceiro longa (o primeiro pela Abuzza), o Samba É Meu Dom – obra e vida de Wilson das Neves. Vai lançar seu quarto curta – O Sonemista. Desenvolve a série para TV Muito Além do Play e coproduz o média Santino e o Bilhete Premiado. E também, prepara seu novo documentário – Ô, Primavera – Devolve-me ao Meu Povo.

Lucas Gontijo
lucas2

Lucas Gontijo já apertou todos os botões do interfone (e saiu correndo). Já pulou muro, já quebrou o braço, já foi picado por abelha, já caiu do cavalo, já tocou triangulo na fanfarra do colégio, já jogou futebol, esgrima, squash, tênis, judô e karatê… Mas prefere uma sinuquinha de ficha.
É fã de kubrick, scorsese, hitchcock, coppola, truffaut, woody allen, wong kar-wai, altman, sergio leone, spike jonze, gondry, aronofsky, fellini,  visconti, paul thomas anderson, wes anderson, park chan-wook, irmãos cohen, etc.
Lucas Gontijo não acerta bolinhas de papel na lata de lixo, não acredita em duendes, em paulo coelho, floral de bach, na cura gay, nas previsões da mãe dinah… Mas acredita muito no que faz. Talvez por isso acredite que faça bem.
Cursou jornalismo e belas artes. Especializou-se em fotografia para cinema na ESCAC (Escuela Superior de Cine y Artes de Cataluña), em Barcelona.
Cinco vezes “Profissionais do Ano” e acaba de ganhar o prêmio THE WALKERS da Johnnie Walker, com o curta “Caminhe com Cris do Morro”.

EQUIPE TÉCNICA
Produção: ABUZZA FILMES
Direção, Roteiro, Edição e Finalização – Cristiano Abud e Lucas Gontijo
Produtor: Cristiano Abud
Fotografia: Lucas Gontijo
Técnico de Som: Glaydson Mendes